Carregando...

Ensino Médio

Objetivo por Disciplina

Objetivo por Disciplina


BIOLOGIA – Na 1ª série, o ensino da Biologia reúne a Citologia, a Botânica Morfológica e Anatômica, Reprodução Vegetal e Ecologia. Na 2ª série, estuda-se a Genética e complementa-se o aprendizado da Botânica com o ensino da Fisiologia Vegetal. Na 3ª série, é feita a recapitulação das seguintes frentes: Citologia, Genética, Botânica e Ecologia.

GEOGRAFIA – Na 1ª série do Ensino Médio, é fundamental o conhecimento do espaço geográfico e as devidas correlações entre as diferentes regiões desse espaço. É importante, também, que se tenha domínio das diferentes paisagens da Terra. Na 2ª série, estuda-se todo o quadro sócioeconômico do Brasil, a organização regional brasileira e a noção da nova ordem mundial. Na 3ª série, procura-se, em três aulas semanais, compreender toda a Geografia do Brasil e Regional Mundial, correlacionando os principais aspectos geográficos. 

HISTÓRIA – A História, ministrada no Objetivo, prioriza o processo histórico no tempo e no espaço e a História Integrada, comparada e interdisciplinar. A História da Arte compreende o estudo das manifestações artísticas e culturais, desde a pré-história até a época contemporânea. 

INGLÊS – O curso de Inglês, no Objetivo, divide-se basicamente em dois grandes itens: gramática e compreensão de textos. 

MATEMÁTICA – Na 1ª série do Ensino Médio, pretende-se recordar assuntos do Ensino Fundamental (potenciação, radiciação, fatoração, equações); apresentar o curso de Trigonometria; fazer o estudo geral de uma função e estudar as seguintes funções: do 1º grau, do 2º grau, modular, logarítmica, exponencial, P.A. e P.G.Na 2ª série, pretende-se fazer um estudo básico da Geometria Analítica; fazer um estudo completo da Geometria, dando ênfase à Geometria Plana; estudar matrizes, determinantes, sistemas lineares, análise combinatória e probabilidade.Na 3ª série, pretende-se retomar todo o curso de Matemática, dando ênfase à Geometria Analítica, polinômios e complexos. 

EDUCAÇÃO FÍSICA – De forma contínua e progressiva, dar segmento às vivências proporcionadas pelo Ensino Fundamental, além das mais variadas experiências no desporto. Por fim, criar cidadãos formadores de opinião, capazes de interagir com a sociedade nos aspectos relacionados à saúde e à qualidade de vida. 

FÍSICA – Despertar no aluno o interesse e curiosidades pelos fenômenos físicos que ocorrem na natureza, no nosso dia a dia. Também interpretar gráficos, tabelas e resolver problemas que envolvam fenômenos físicos. 

PORTUGUÊS– Os conteúdos de gramática devem levar o aluno, sobretudo, a redigir com mais clareza, precisão e aprimoramento de idéias. As práticas redacionais viabilizam esse objetivo. É direito do aluno ter contato com as diferentes linguagens que o estudo da Língua Portuguesa pode oferecer. 

QUÍMICA - Situar a Química como ciência e também desenvolver no aluno a capacidade de relacionar o ensino da química com o seu cotidiano, possibilitando o emprego deste conhecimento em seu crescimento social e em sua cidadania, o que constitui um ponto de partida para uma visão crítica e uma melhor interação com o mundo em que se vive. 

SOCIOLOGIA – A sociologia como disciplina do Ensino Médio visa ao desenvolvimento de uma série de competências e habilidades, além de ampliar o arcabouço cultural dos alunos.Aprender a conhecer, compreender a sociedade, compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais e, desta forma, exercitando habilidades como: observação, descrição, classificação, interpretação e análise dos fatos sociais.A atitude cobrada dos alunos em sala de aula é de crítica, racionalidade e proatividade frente a realidade em que está inserido e em relação aos discursos apresentados em sua vida cotidiana pelos meios de comunicação de massa.Desta forma, objetivamos o enriquecimento cultural e o fomento da postura científica – que serão necessários no Ensino Superior -, mas também a constituição de um cidadão consciente e ativo.